segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Nossa!! Hoje no ensaio do coral, cantando músicas de casório, me emocionei por algumas vezes imaginando o casamento da minha filha, quem diria? Minha Lila constituindo família...Ontem tão pequena! E hoje uma mulher. Que saibam o que estão fazendo, que sejam felizes. Dani és muito bem vindo em nossa casa.
Vamos aos preparativos...

domingo, 23 de agosto de 2009

sábado, 22 de agosto de 2009

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dia da leitura 12 de outubro.





Fiquei contente com a sugestão de desenvolver o dia da leitura 12/10, no dia das crianças, não que não pudéssemos fazer por nós mesmos, mas quando se tem apoio da mídia, dos órgãos governamentais a coisa sai com mais força. Ler é uma delícia...e devemos incentivar a todos, desde os bebês até os adultos, todas as idades. Troco muitos livros com D. Odete, parceira do coral, uma sessentona querida, que adoro trocar ideias dos livros que lemos em comum.


Valeu pela iniciativa do projeto! Quero poder participar também para conquistar leitores mirins e compreender a delicia de se ter um livro nas mãos e viajar por mundos, aventuras e com personagens desconhecidos.

Olha que gracinha a curiosidade dos pequenos, temos que aproveitar essa idade.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Achei, gostei muito e compartilho...

O dia de hoje...


Tem dias na vida da gente que é puro aprendizado, puro prazer...
Tivemos uma reunião pedagógica muito interessante que rendeu boas discussões sobre o texto de uma entrevista com o economista Martin Carnoy, onde diz que "Professores brasileiros precisam aprender a ensinar", eu diria que temos que aprender muuuuiiiiito para ensinar, ser um eterno e impaciente pesquisador, necessitamos de muita leitura, as palavras, os vocábulos, deveriam sair involuntariamente da nossa boca quando nossos olhos perpassam as linhas escritas, de tanta leitura!!!
Nossa! Fizemos uma leitura compartilhada desse texto, onde tivemos que ler cada um, um parágrafo, foi uma agressão aos nossos ouvidos de tantas palavras lidas erradas, por desconhecimento. Começa por aí nossa falha, professor que não lê, não gosta de lê, não pode ser um professor pesquisador, um professor que ensina bem, vai haver falhas no processo com certeza.Mas o que mais valeu a pena, é que o nosso secretário estava atiçado, adoooro quando ele se comporta assim, quando nos aponta nossas falhas, cutuca nossos defeitos, dessa forma temos como nos avaliar, e não entender que tudo está bom. Odeio quando acham tudo belo e maravilhoso, desconfio...
Enfim a manhã passou rica de reflexões, uns mais na defensiva, outros críticos, outros arrogantes, outros humildes, outros sábios nas suas colocações...A tarde, instalação de 21 computadores, oh!! Riqueza!! delícia, extração de vírus, otimização daqueles que necessitavam, deixar tudo redondinho para ter o uso a que se destinam, e olha que irão ser usados, temos duas turmas de 4a série ansiosos para aprender essa maravilha!! Grupos de informática de adultos que iniciarão as aulas, e outras tantas turmas que serão encaminhadas pelas professoras para dar apoio nos trabalhos pedagógicos.
Saída da escola, aula de informática no particular das 18h às 19,30, corel e photoshop, outra maravilha!! Quantas possibilidades de agregar informática as práticas educativas, infinitas formas... Curso passou rápido, por várias vezes me via em estado de graça por estar ali aprendendo. Saí literalmente correndo dalí, e fui prestigiar uma palestra promovida pela Votorantin e Sebrae para empreendedores, num primeiro momento pensei o que me move a participar de algo assim, pois não tenho empresa, e por mais uma vez me vi agradecendo pela oportunidade e convite de estar neste lugar, várias foram as reflexões sobre nossa condutas, nossas posturas diante das pessoas que dependem do nosso trabalho, e nós dependemos da aprovação ou não dessas pessoas, pais precisam ser tratados como clientes, serem ouvidos, e nós devemos ser conhecedores dessa clientela para melhor servir, é nossa função.
Acabei listando as coisas que me chamaram a atenção e gostaria de compartilhar:
· Buscar oportunidades, ter iniciativas;
· correr riscos calculados, ousar;
· exigir de nós qualidade e eficiência;
· buscar informações;
· estabelecer metas;
· fazer planejamento e monitorar nossas ações;
· usar a persuasão e desenvolver redes de contatos;
· ser independentes e autoconfiantes;
Para obter sucesso:
· ter objetivos claros e específicos - ponha-os no papel;
· faça revisões constantes;
· sonhe com os pés no chão, mas sonhe;
· não desperdice recursos;
· priorize atividades urgentes e importantes;
· envolva as pessoas a sua volta no seu projeto, isso dá força para a conquista;
· resolva o problema já;
· tenha pensamentos positivo;
· respeite a intuição;
· retenha pessoas de talento, eles fazem diferença nos resultados;
· mantenha-se informado;
· procure saber que é o seu cliente (aluno);
· identifica problema para encontrar a solução;
· conheça as tendências;
· conheça fatores que influenciam na sua competitividade;
· faça hoje mais e melhor para melhorar os resultados;
· Seja firme nos propósitos, nas metas;
· seja comprometido com os resultados, mas ache espaço para ser FELIZ;
· seja comunicativo eficiente com as pessoas que se relaciona;
· "Não é o grande que engole o pequeno, mas sim o rápido que engole o lerdo", velocidade é tudo nos dias de hoje.
Sinceramente nós educadores não somos empreendedores?? Cada item desse foi discutido, e muitos outros assuntos. Agradeço muito por ter feito parte desse pequeno grupo que estava presente, apesar de o convite ter sido estendido a toda comunidade.
E pra fechar meu dia, ao chegar em casa encontrei uma caixa da Americanas com os jogos que havia encomendado para os alunos da escola, Perfil Jr.2, Imagem e Ação, Soletrando, Scrabble. Todos originais e altamente inteligentes, para desenvolver ainda mais nossas crianças. Isso significa que amanhã será um dia cheio de novidades, de novos conhecimentos, quando ao socializar as regras e iniciar a partida...
Beijinhos e boa noite!!!

terça-feira, 18 de agosto de 2009



Nossa!! Que dia cheio!!

Professora doente, (coitada) compromete todo o andamento da escola, secretária teve que substitui-la, professoras em hora atividade tiveram que substituir secretária, direção estava organizando semana da pátria, pesquisando estratégias de atendimento a crianças com dificuldade de aprendizagens, listando brincadeiras para a gincana das crianças, pagamento de fatura de livros, fazendo prestação do PDDE, organizando matéria do site, atendendo pais (hoje vieram apenas 3).

Mas mesmo assim, foi um dia muito produtivo, divertido...Fui visitar a sala do pré, estavam estudando o folclore, fazendo a pequena sereia com colagens, muito fofo, técnicas de usar cola, recortar pequenos pedaços e fazer as escamas, show!! Vi também eles montando quebra-cabeça, nossa!! Quanta dificuldade!! O que pra gente é óbvio, pra eles é muito difícil...quanto aprendizado...

Por alguns minutos conversava com a coordenadora pedagógica e a "segunda professora" como é preciso usar muitas, várias, infinitas estratégias para que os alunos formulem conceitos a respeito das coisas, tenham entendimento... quantas oportunidades é preciso proporcionar, quanta mediação!!

Educação é uma arte fabulosa!! Incomparável com qualquer outra função!!

domingo, 16 de agosto de 2009

Hino de Santa Catarina


Espero ter atingido o objetivos de deixar claro através desse mapa as ações da gestão para o restante do ano de 2009.
Com o comprometimento de toda a equipe e participação das crianças e famílias terminaremos o ano com sucesso.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Aulas de ginástica aeróbica



Esta semana, iniciamos atividades físicas, juntamos uma galera para desenferrujar...
Foi o bicho!! Muito rápido!! Minha coordenação é nula...minha concentração quase zero. Mas está valendo! Preciso URGENTE trabalhar minha lateralidade, meus movimentos, será que um dia conseguirei fazer os passos com destreza, leveza? Sou muito travada, se mexo com os braços, esqueço as pernas, se mexo com as pernas não respiro...parece brincadeira, mas é super sério.
Vou me esforçar o máximo, para que tenha uma mente sã num corpo são. Ou seria corpo são numa mente sana??
Ixxi...tô tão cansada...


Hoje estava lendo uma atividade que a professora Giane desenvolveu com seus alunos, intitulada: " O tempo voa, o tempo arrasta"

Me deu uma vontade de refletir também sobre essas formas de encarar o tempo:

  • O tempo se arrasta...
  • quando tenho fome;
  • quando tenho que esperar o atendimento médico;
  • quando preciso esperar carona;
  • quando estou conversando com algum chato;
  • quando estou esperando o marido, éca!
  • quando preciso falar no telefone de casa, assuntos do trabalho.
  • quando preciso colocar minha filhota na cama...quanta enrrolação.

O tempo voa...

  • quando deito pra dormir;
  • quando estou na companhia de alguem querido, jogando conversa fora;
  • quando estou no pc;
  • quando estou namorando;
  • quando tenho mil coisas pra fazer;
  • quando estou na escola onde trabalho;
  • quando preciso me arrumar pra ir trabalhar;
  • quando assisto um filme;
  • quando viajo;

Nossa!! É tudo tão relativo...

To injuriada!! Tem coisas que tenho dificuldade de entender...que m...
Precisava gritar, pular e bater!! Mas isso não vai adiantar o negócio é respirar fundo, deixar que o ar entre e saia levando toda gana...
Usando todas as técnicas de relaxamento, busca de paz interior, oração...etc e tal
Essa é a vida, com toda a sua diversidade, incoerência, negação, exclamação, interrogação e... ação...
Eita nóix
Cara!!! Não tentem entender! É vontade de dizer.
Nossa! Meu problema está virando pó...que pena...minha inspiração estava neste nó.
kkkkkkk

A vida tem segredos, e segredos tem a vida! Vem cá! Vou te contar um segredo...

Autoavaliação

De acordo com a importância que dou a informática por si só, já me daria uma boa nota, por considerar efetivamente indispensável nos dias atuais, seja para fazer uma simples lista de palavras, como para fazer uma exposição de temas num data show ou até mesmo a montagem de um jornal na escola. Como aluna do curso, também me considero participativa, interessada e companheira, passando o que eu sei para os outros e interessada em aprender com os outros o que tem a me ensinar.
Quanto ao curso, gostei da interação da turma, das trocas, da flexibilidade do curso como um todo. Achei o máximo aprender a construir meu próprio blog, espero usar bastante, produzir e expor meus textos e participando das construções dos meus colegas cursistas.
Espero também poder contribuir na construção de outros blogs, dos alunos da escola onde trabalho e quem sabe das professoras que se interessar em aprender.

Abraços

A Importância da Informática em Nossos Dias

A informática veio para contribuir no desenvolvimento da humanidade, quantas trocas de experiência é possível por meio desta maravilha! Quantos conhecimentos! É um novo jeito de aprender, de explorar e conhecer o mundo.
O computador é encontrado nos mais variados contextos: nos lares, nas empresas, nas escolas, ele veio para inovar e facilitar a vida das pessoas. Não se pode mais fugir desta realidade tecnológica. E a educação não pode ficar para trás, vislumbrando aprendizagem significativa por meio de tecnologias obsoletas.
Nos dias de hoje é fundamental estar bem informado com as notícias, com o mundo que nos cerca.
O mercado de trabalho, está cada vez mais competitivo, carece de todos os educadores se aperfeiçoarem neste instrumento fantástico de comunicação, conhecer suas várias possibilidades, para proporcionar aos seus alunos o conhecimento dessa riqueza que pode estar a alcance de todos nós.
Não vejo como negar a existência e sua importância na vida de que qualquer pessoa, tudo é tecnologia. A informática é fundamental nos dias atuais. Eu sou uma apaixonada por este recurso.