As Grandes Navegações
Eu, este ano, com as turmas dos 5ºs Anos da Escola Municipal Pe. Heriberto Hartmann pretendia tornar as
aulas de História mais interessantes. Desenvolvi então com meus alunos no
conteúdo as "As Grandes Navegações" um jogo.
Dividi a
classe em quatro expedições, Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, Pedro de Covilha e
Pedro Alvares Cabral. Esses grupos deveriam pesquisar sobre fatos relevantes
vivenciados nas expedições durante as viagens percorridas pelos mares.
Muitas
descobertas, muitas aventuras, muitos devaneios vividos pelos seus precursores
e que ficou sintetizado nas pesquisas pelas crianças.
Trabalho este,
que resultou em regras de uma trilha. Cada viagem tinha um percurso, esses devidamente enumerados com os conhecimentos obtidos. Com a ajuda de um dado faziam-se as jogadas. Quando o fato tratava-se de uma conquista, avançavam-se casas. Quando encontravam obstáculos, fortes tempestades, "monstros marítimos" perdas e etc. retrocediam-se "casas", ou passava-se a vez, ou indicavam alguém para prosseguir.
Nas aulas de Artes, as crianças desenharam, pintaram e recortaram mostrando o lado fantasioso vivenciado pelos viajantes portugueses.
Com o trabalho, foi possível que através da brincadeira eles se envolvessem no processo de pesquisa, elaboração de regras e conheceram um pouquinho mais sobre as navegações que resultaram no descobrimento do nosso imenso Brasil.
| mapa feito por mim... |
| pesquisando sobre as navegações |
| criando as regras do jogo. |
| jogando com o mapa e regras estabelecidas. |
![]() |
| produção das obras em artes |


