terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Frase...

As vezes você se depara com algumas definições que te balançam e que a muito está engasgada, por que não libertar...
Ouvi isso de Mario Sergio Cortella e gostei muito...penso que fecha comigo:
"Fracassei tudo o que tentei, mas meu fracasso foi minha vitória. Detestaria estar no lugar de quem me venceu".
Uau!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Tom Sawyer - Detetive

No ano de 2014, tive a feliz ideia de ler para meus alunos do 5º ano um livro do acervo do PNBE, intitulado Tom Sawyer.  Quantas aventuras!! Livro incrível! Adorável! As crianças e eu amamos!!
O livro dessa edição tem uma linguagem erudita, complexa, precisei fazer a tradução antes de ler para as crianças. Fazia com carinho, rabiscando as páginas, envolvida na trama que desenrolara.
Ao final da leitura, iniciei uma busca por uma edição mais simplificada, procurei muito.
Somente em 2015 encontrei no site https://timblindim.wordpress.com/ o que tanto procurava. Melhor! Encontrei (virtualmente) o moço que reescreveu a história e a ilustrou também, no livro anterior não haviam imagens.
Entrei em contato com o moço chamado: Valdir D.Marta que respondeu prontamente meu email:
"Oi, Deise!
    Não tenho, por enquanto, outros materiais infanto-juvenis. Mas elaborei uma nova edição de minha tradução de "Tom Sawyer, Detective". Corrigi alguns erros de digitação e tradução, e adotei os desenhos em branco-e-preto como base para desenhos vetorizados e coloridos.
    Mandei imprimir alguns exemplares por uma editora de Santa Catarina ("Clube de Autores"), e a impressão saiu ótima, mas a encadernação não era boa (usam folhas soltas, sem costura, apenas coladas), pois dificulta o manuseio do livro e, se você forçar a abertura das folhas, elas podem se soltar. Resolvi então fazer uma edição artesanal com capa dura, usando impressora e guilhotina semi-profissionais, linha de costura e cola. Acho que saiu um bom trabalho (pode ser manuseado à vontade), embora não perfeito. Como sou aposentado, é um hobby para mim, e distribuo os livros para parentes e amigos. 
   Seria um prazer para mim mandar-lhe gratuitamente alguns exemplares (tenho 12 em estoque). Caso se interesse, é só indicar o destinatário e o endereço postal. 
Abraço."
Valdir  13/02/15
Claro que quis, agradeci prontamente e mandei meu endereço

    "Olá Sr. Valdir
  Oh! Sim, primeiramente parabenizo pela inicativa de valorizar este tipo de literatura e o trabalho artesanal, sempre tão raro (caro) e desvalorizado por muitos (jovens, querem tudo descartável). 
Fiquei muito feliz de ler sua resposta, até irei compartilhar com meus alunos que existem pessoas como você que valoriza a leitura e as difundi...Parabéns de verdade!

Meu endereço para contato é:

Posso publicar seu texto no meu blog? rsrrsrsrs...

Abraços
Deise"


 Ele continuou respondendo a minha pergunta:
"Pode publicar o texto. 
Exṕedi hoje de manhã o pacote com os 12 exemplares. Os Correios devem entregar-lhe depois do Carnaval, quarta ou quinta-feira.
Abraço.

Valdir"

Esse é o presente que o 5o ano ganhou!!!

Esse comprei da estante virtual.


Tom Sawyer - Detetive

No ano de 2014, tive a feliz ideia de ler para meus alunos do 5º ano um livro do acervo do PNBE, intitulado Tom Sawyer.  Quantas aventuras!! Livro incrível! Adorável! As crianças e eu amamos!!
O livro dessa edição tem uma linguagem erudita, complexa, precisei fazer a tradução antes de ler para as crianças. Fazia com carinho, rabiscando as páginas, envolvida na trama que desenrolara.
Ao final da leitura, iniciei uma busca por uma edição mais simplificada, procurei muito.
Somente em 2015 encontrei no site https://timblindim.wordpress.com/ o que tanto procurava. Melhor! Encontrei (virtualmente) o moço que reescreveu a história e a ilustrou também, no livro anterior não haviam imagens.
Entrei em contato com o moço chamado: Valdir D.Marta que respondeu prontamente meu email:
"Oi, Deise!
    Não tenho, por enquanto, outros materiais infanto-juvenis. Mas elaborei uma nova edição de minha tradução de "Tom Sawyer, Detective". Corrigi alguns erros de digitação e tradução, e adotei os desenhos em branco-e-preto como base para desenhos vetorizados e coloridos.
    Mandei imprimir alguns exemplares por uma editora de Santa Catarina ("Clube de Autores"), e a impressão saiu ótima, mas a encadernação não era boa (usam folhas soltas, sem costura, apenas coladas), pois dificulta o manuseio do livro e, se você forçar a abertura das folhas, elas podem se soltar. Resolvi então fazer uma edição artesanal com capa dura, usando impressora e guilhotina semi-profissionais, linha de costura e cola. Acho que saiu um bom trabalho (pode ser manuseado à vontade), embora não perfeito. Como sou aposentado, é um hobby para mim, e distribuo os livros para parentes e amigos. 
   Seria um prazer para mim mandar-lhe gratuitamente alguns exemplares (tenho 12 em estoque). Caso se interesse, é só indicar o destinatário e o endereço postal. 
Abraço."
Valdir  13/02/15
Claro que quis, agradeci prontamente e mandei meu endereço

    "Olá Sr. Valdir
  Oh! Sim, primeiramente parabenizo pela inicativa de valorizar este tipo de literatura e o trabalho artesanal, sempre tão raro (caro) e desvalorizado por muitos (jovens, querem tudo descartável). 
Fiquei muito feliz de ler sua resposta, até irei compartilhar com meus alunos que existem pessoas como você que valoriza a leitura e as difundi...Parabéns de verdade!

Meu endereço para contato é:

Posso publicar seu texto no meu blog? rsrrsrsrs...

Abraços
Deise"


 Ele continuou respondendo a minha pergunta:
"Pode publicar o texto. 
Exṕedi hoje de manhã o pacote com os 12 exemplares. Os Correios devem entregar-lhe depois do Carnaval, quarta ou quinta-feira.
Abraço.

Valdir"

Esse é o presente que o 5o ano ganhou!!!

Esse comprei da estante virtual.


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

2015 que venha com muitas mudanças!

2015 eis que surge...Ano letivo tbm!
Com ele inúmeras expectativas quanto ao que há por vir. 
"Queria poder expiar um cadinho o futuro para saber se tenho feito as escolhas certas..." Gostei dessa frase, apesar da sua utopia.
Diretora nova, espero que dê certo, acredito nela, vejo nela uma luz, onde toda  sua capacidade e formação possa contribuir para a qualidade da educação da nossa escola. Pessoa sensível, guerreira, determinada. Espero que seja uma gestora competente, olhando por nós professores, validando ou não, nossas ações. Sempre atenta aos nossos chamados, sejam nas angustias e sucessos diários. E não se perca na burocracia que sei fazer parte da sua função.
Bem vinda  e sucesso!


Ah meu Deus!! Minha amiga Catarina, colega de tantos anos da escola, foi chamada para a direção em outra escola, fomos parceiras por 14 anos, 12 enquanto eu estava na direção e 2 enquanto coleguinha de sala de aula. Posso assegurar que aprendi muito com esse 1,50 m  de gente, que quando pega um espelho, sobe nos saltos, abre os olhos, se torna uma gigante que precisamos olhar pra cima para nos comunicarmos. As vezes um dos gêmeos (signo) discorda do outro e ela pira...dá medo...kkkk Vou sentir saudades!
Cat lembra quando começamos a trabalhar juntas? Marli, eu, tu a Neli...ninguém acreditava em mim, e vocês sempre parceiras me ajudando! Depois fui premiada, duas vezes como a melhor gestora do Alto Vale (2°  e 3° lugar) Graças as vocês!!!
Ah! Quantas brigas e choros, ranger de dentes, olhares maliciosos de compreensão, puxão de orelha, toques embaixo da mesa, mandando parar de falar,  no caso eu, tu não alcança rsrsrs. Mas alcança com o olhar que fala mais de mil palavras. E desse jeito passa sua mensagem.
“Volta pro corpo”, “enfarada” são suas palavras de ordem, seguido de um risada peculiar.
Ai “comadre Maria”! Quando eu olhar por portão, eu não vou mais te ver entrando para passar segurança no meu dia a dia. Tua presença me deixa segura, sei que eu podia dar uma fugidinha na tua sala e perguntar: “como tu trabalhas isso?” “Como trabalhas aquilo?” E sempre saia de lá com muitas ideias.
E quem vai te chamar como eu?? Vó Olga! O outro jeito é segredo... Só eu!!!kkkkkkkkkk 
Sentirei falta dos teus textos que vinhas compartilhar com todas que tu já usou e que deu certo, paródias e dramatizações, leituras que lesse e que faz tão bem...Ai, ai, ai... Dói...
Mas eu sei que desafios são sempre bem vindos! Já vivi essa experiência, acredito que com vontade, dedicação e amor pela educação serás uma grande gestora. E esse amor não te falta. Sucesso garantido.
O que posso dizer é que tu vais, nós ficamos. Precisando chama!
Bem me conheces e sabes que meu relacionamento é limitado (sou tímida, rsrsrs) e não quero incomodar, mas estou aqui com o coração apertado, sem minha amiga do dia a dia, oferecendo o meu apoio, minha energia positiva de muito sucesso!!


Beijão!!