segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Tom Sawyer - Detetive

No ano de 2014, tive a feliz ideia de ler para meus alunos do 5º ano um livro do acervo do PNBE, intitulado Tom Sawyer.  Quantas aventuras!! Livro incrível! Adorável! As crianças e eu amamos!!
O livro dessa edição tem uma linguagem erudita, complexa, precisei fazer a tradução antes de ler para as crianças. Fazia com carinho, rabiscando as páginas, envolvida na trama que desenrolara.
Ao final da leitura, iniciei uma busca por uma edição mais simplificada, procurei muito.
Somente em 2015 encontrei no site https://timblindim.wordpress.com/ o que tanto procurava. Melhor! Encontrei (virtualmente) o moço que reescreveu a história e a ilustrou também, no livro anterior não haviam imagens.
Entrei em contato com o moço chamado: Valdir D.Marta que respondeu prontamente meu email:
"Oi, Deise!
    Não tenho, por enquanto, outros materiais infanto-juvenis. Mas elaborei uma nova edição de minha tradução de "Tom Sawyer, Detective". Corrigi alguns erros de digitação e tradução, e adotei os desenhos em branco-e-preto como base para desenhos vetorizados e coloridos.
    Mandei imprimir alguns exemplares por uma editora de Santa Catarina ("Clube de Autores"), e a impressão saiu ótima, mas a encadernação não era boa (usam folhas soltas, sem costura, apenas coladas), pois dificulta o manuseio do livro e, se você forçar a abertura das folhas, elas podem se soltar. Resolvi então fazer uma edição artesanal com capa dura, usando impressora e guilhotina semi-profissionais, linha de costura e cola. Acho que saiu um bom trabalho (pode ser manuseado à vontade), embora não perfeito. Como sou aposentado, é um hobby para mim, e distribuo os livros para parentes e amigos. 
   Seria um prazer para mim mandar-lhe gratuitamente alguns exemplares (tenho 12 em estoque). Caso se interesse, é só indicar o destinatário e o endereço postal. 
Abraço."
Valdir  13/02/15
Claro que quis, agradeci prontamente e mandei meu endereço

    "Olá Sr. Valdir
  Oh! Sim, primeiramente parabenizo pela inicativa de valorizar este tipo de literatura e o trabalho artesanal, sempre tão raro (caro) e desvalorizado por muitos (jovens, querem tudo descartável). 
Fiquei muito feliz de ler sua resposta, até irei compartilhar com meus alunos que existem pessoas como você que valoriza a leitura e as difundi...Parabéns de verdade!

Meu endereço para contato é:

Posso publicar seu texto no meu blog? rsrrsrsrs...

Abraços
Deise"


 Ele continuou respondendo a minha pergunta:
"Pode publicar o texto. 
Exṕedi hoje de manhã o pacote com os 12 exemplares. Os Correios devem entregar-lhe depois do Carnaval, quarta ou quinta-feira.
Abraço.

Valdir"

Esse é o presente que o 5o ano ganhou!!!

Esse comprei da estante virtual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário