No ano de 2014, tive a feliz ideia de
ler para meus alunos do 5º ano um livro do acervo do PNBE, intitulado Tom
Sawyer. Quantas aventuras!! Livro incrível!
Adorável! As crianças e eu amamos!!
O livro dessa edição tem uma
linguagem erudita, complexa, precisei fazer a tradução antes de ler para as
crianças. Fazia com carinho, rabiscando as páginas, envolvida na trama que desenrolara.
Ao final da leitura, iniciei uma
busca por uma edição mais simplificada, procurei muito.
Somente em 2015 encontrei no site https://timblindim.wordpress.com/
o que tanto procurava. Melhor! Encontrei (virtualmente) o moço que reescreveu a
história e a ilustrou também, no livro anterior não haviam imagens.
Entrei em contato com o moço chamado: Valdir D.Marta que respondeu prontamente meu
email:
"Oi, Deise!
Mandei imprimir alguns exemplares por
uma editora de Santa Catarina ("Clube de Autores"), e a impressão saiu
ótima, mas a encadernação não era boa (usam folhas soltas, sem costura, apenas
coladas), pois dificulta o manuseio do livro e, se você forçar a abertura das
folhas, elas podem se soltar. Resolvi então fazer uma edição artesanal com capa
dura, usando impressora e guilhotina semi-profissionais, linha de costura e
cola. Acho que saiu um bom trabalho (pode ser manuseado à vontade), embora não
perfeito. Como sou aposentado, é um hobby para mim, e distribuo os livros para
parentes e amigos.
Seria um prazer para mim mandar-lhe
gratuitamente alguns exemplares (tenho 12 em estoque). Caso se interesse, é só
indicar o destinatário e o endereço postal.
Abraço."
Valdir 13/02/15
Claro que quis, agradeci
prontamente e mandei meu endereço
"Olá Sr. Valdir
Oh! Sim,
primeiramente parabenizo pela inicativa de valorizar este tipo de literatura e
o trabalho artesanal, sempre tão raro (caro) e desvalorizado por muitos
(jovens, querem tudo descartável).
Fiquei muito feliz
de ler sua resposta, até irei compartilhar com meus alunos que existem pessoas
como você que valoriza a leitura e as difundi...Parabéns de verdade!
Meu endereço para
contato é:
Posso publicar seu
texto no meu blog? rsrrsrsrs...
Abraços
Deise"
Ele continuou respondendo a minha pergunta:
"Pode publicar o texto.
Exṕedi hoje de manhã o pacote com os
12 exemplares. Os Correios devem entregar-lhe depois do Carnaval, quarta ou
quinta-feira.
Abraço.
Valdir"
Nenhum comentário:
Postar um comentário