segunda-feira, 31 de março de 2014

TRABALHANDO COM ESCALAS


Nas representações que fazemos dos lugares, as construções, as árvores, as ruas enfim, todos os elementos aparecem em tamanho menor do que são na realidade.
Para reduzir o tamanho dos elementos da paisagem, usamos a escala.
Escala é uma redução usada em um documento (um mapa, uma planta, uma imagem de satélite) para expressar uma medida real.
         Escala é a correspondência entre a medida usada na representação e a medida real do que é representado.Trabalhei mapas, tipos de mapas, escalas reduzidas  e escalas ampliadas. 
         A partir da elaboração de mapas mentais do percurso de cada aluno da sua casa até a escola.

         Saiu trabalhos bem interessantes, percebi que a maioria entendeu o assunto. Com exceção do Jean que não  entendeu muito de escala reduzida rsrsrs....fez 16 páginas do seu percurso, mas entendeu de mapa mental e fez uma bonita representação gráfica, que aproveitei para produzir um vídeo do seu material. Ficou bem divertido.
Como sou feliz com meus alunos!!!




terça-feira, 18 de março de 2014

A Valentina vai nascer!!!

Obaaa!!! Estou muito feliz, 2014 está transcorrendo como gostaria, família unida e feliz, filhos maravilhosos, neta que está pra nascer (maio) mas já é muito amada e bem vinda.
Mas minha alegria em especial é que amanhã vai nascer minha sobrinha Valentina, da tia Day e do tio Vilson, é assim que meus filhos o chamam, afinal ela é minha irmã caçula. Por muitos anos casados e desejosos deste bebê, eis que a ansiedade toma conta de nossa família.
O parto cesariana está marcado para amanhã (19/03) às 8 horas. Que Deus as proteja e que Valentina venha com muita saúde e a Day tenha um parto tranquilo e feliz. Toda felicidade do mundo para elas.
Ai Meu Deus!!! Cuida delas.


terça-feira, 4 de março de 2014

História feita e contada por cada um...


Logo no inicio do ano quis que os alunos percebessem que a história é feita por cada um de nós. Para existir história é preciso fontes contadas, escritas , de material (lembranças). Assistimos um pequeno vídeo Dona Cristina perdeu a memória para mostrar que quem conta história sempre conta a sua versão dos fatos.

Assistimos e conversamos sobre...

Pedi então que trouxessem objetos antigos ou de valor sentimental que tivesse algum significado para eles ou familiares e junto contasse o que aquele objeto representava...

Trouxeram - contaram - escreveram - digitaram e montamos um livro das histórias contadas. 
Foi lindo!!