Sou uma professora muito responsável, faz parte da minha filosofia
de vida. Por isso levo isso para minha prática pedagógica, valorizando a
responsabilidade dos meus alunos.
Adotei nesses anos de professora (desde 2014) uma metodologia intitulada “Ponto Plus” onde tenho um pequeno caderno encapado,
nomeado em cada página o nome de cada aluno, dividido em 4 bimestres. Cada
aluno sai ganhando um símbolo dourado (EVA cortado 2x 2 ) que representa o
ouro, vale 10 pontos.
Para manter esse 10 ao longo de cada bimestre cada aluno não
pode esquecer NADA que não possa pedir emprestado: Assinatura de pais; (comunicados
da escola, aviso de prova, a própria prova) tarefa; escova de dente. Esquecendo
qualquer desses itens perde um ponto que consequentemente vai comprometer a
nota do bimestre.
Conquistando com sucesso esse 10. Ao final de cada bimestre
o aluno ganha também um “troféu” um símbolo feito por mim, como comemoração. Ao
final dos 4 bimestres o aluno que conseguiu acumular os 4 troféus ganhará um
presente: sempre dei pendrives de 8 gigas e um livro.
Considero uma grande iniciativa pois a meritocracia existe
em todos os seguimentos. Por que não adotar estratégias para conquistar essa
virtude que todos deveríamos ter.
















