quinta-feira, 14 de maio de 2009

terça-feira, 12 de maio de 2009

Lousa digital, carteiras eletrônicas e animações em 3D: ferramentas da escola do futuro

Lousa digital, carteiras eletrônicas e animações em 3D: ferramentas da escola do futuro
Assim como na etapa da evolução da escrita mostra os primitivos escrevendo no chão, nas paredes, na argila, nos papiros se parecem distantes, passado. Nessa mesma distancia encontramos em algumas realidades lousa digital, carteiras eletrônicas e animações em 3D nas escolas, para uso coletivo de professores e alunos. Parece que estamos no meio do caminho, agora que chegamos no quadro de pincel atômico.
Ao mesmo tempo que, tentamos e estamos evoluindo, estamos muito aquém das possibilidades existentes, parece até que estamos assistindo a um filme de ficção, porem a realidade existe, em muitas escolas brasileiras, no mesmo Brasil que fizemos parte, mas que desconhecemos e que ficamos ansiosos pela oportunidade de conhecer.
Provavelmente que, quando chegar até nós, teremos que nos preparar para compreender tamanha evolução, fazer uso e disseminar a outros, conhecer os softwares usados, preparar aulas interativas e nesse exato momento estar aprendendo algo já ultrapassado, porque os mesmo que usam lousa digital hoje já terão evoluído e estaremos numa corrida em busca desse novo conhecimento, dessa nova tecnologia.
O espanto que tenho com todo esse aparato tecnológico é que se tem o apoio da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação, qual secretaria que a nossa realidade faz parte? É outra secretaria? Não fizemos parte desse Brasil?Bill Gates, diz que “a próxima revolução não será de conteúdo nem da forma de apresentá-lo, mas, sim, da maneira como o corpo humano irá interagir com a tecnologia”, Temo muito por tudo isso, pois com tanta evolução, muitas realidades educacionais não tem acesso a essas tecnologias e muitos corpos nem sabem a existência de lousa digital, carteiras eletrônicas...Onde está o futuro?

Do Sonho aos Ares

“ Do Sonho aos Ares” Santos Dumont

A sociedade se transforma e se repete, existem pessoas aparentemente comuns, onde algumas se destacam pelos pensamentos, ideais, profissões, estudos, pesquisas, lutas.
Lutam tanto, se empenham tanto que se destacam, conquistam adeptos, parceiros, compromissos e se agigantam. Evoluem e fazem evoluir. E nós fizemos parte desse time.
Quanta responsabilidade temos, quanto evoluímos junto com aqueles que promovem as evoluções, precisamos entender, participar, se comprometer e fazer acontecer.
Os mesmos filósofos, cientistas, políticos, médicos, engenheiros, educadores, que juntos construíram a história de gerações passadas, são exemplos e motivos de estudos para nós construirmos a nossa história.
Temos a responsabilidade de deixar um legado de evolução e exemplos. Para isso é preciso valorizar cada conquista, acreditar no potencial que temos, solidarizar com o nosso próximo, participar ativamente da evolução e levar o progresso a todos que nos rodeiam, oportunizando a cada um as possibilidades existentes como direito de todos. Gerando um ciclo de aprendizado e transformação. Tudo a partir de um sonho.