Sobre a homenagem do Dia do Professor, Inicio com essa
oração:
Jesus, Mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos
seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos pelas nossas famílias, pelas
nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai
coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como
apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do
Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.
Essa oração fez com que eu me dedicasse a escrever o meu
desabafo...
Dia 15 de outubro de 2016 – Dia do Professor, recebi uma
homenagem: Fui destituída da função que exercia há três anos (2013, 2014, 2015)
com o compromisso de continuar em 2016, como professora orientadora do PNAIC.
Fui tirada. Qual motivo? Não sei... (acredito que seja a cor da minha bandeira)
Há alguns anos sou professora da Rede Municipal de Ensino de
Vidal Ramos, sem modéstia, sou uma professora dedicada, assídua, responsável,
estudiosa, sabedora das minhas funções, conhecedora de mídias, leitora ferrenha
de teorias relacionadas à pedagogia e amante das literaturas infantis e
juvenis. Uma professora realizada e feliz! Meus familiares, pais de alunos,
alunos e amigos (os poucos que me restam) sabem da minha dedicação. Pode
parecer pouco, mas esse pouco é para que minha atuação enquanto professora se
aproxime cada vez mais do cognitivo dos meus alunos, para que eles se sintam
encantados pela educação e se apaixonem como eu, pela vida, pela natureza, pela
bondade com que Deus nos abençoa todos os dias.
E quando me deparo com uma “homenagem” como esta, sendo
tirada de uma função de professora, sem nenhum dos critérios abaixo:
Troca de Orientador(a) de Estudo:
O MEC só autoriza a substituição de Orientador de Estudo nas
seguintes situações:
a) Se o(a) Orientador(a) de Estudo selecionado não tem
mais interesse em exercer esta função;
b) Se o(a) Orientador(a) de Estudo selecionado não atende a
um ou mais requisitos para seleção constante no Artigo 10º da Portaria MEC
1.458/2012
Vamos aos requisitos então:
1. Requisitos para ser Orientador(a) de Estudo:
I – ser professor efetivo da rede pública de ensino
que promove a seleção;
II – seja formado em Pedagogia ou ter licenciatura;
III – ser professor ou coordenador do ciclo de alfabetizador
do ensino fundamental há, no mínimo, três anos ou ter experiência comprovada na
formação de professores alfabetizadores;
IV – prioritariamente, ter sido tutor do Programa
Pró-Letramento; (Fui aluna, Tutora se aposentou)
V – ter disponibilidade para dedicar-se ao curso de formação e à multiplicação junto aos professores alfabetizadores.
Fico a pensar, que incoerência?!!!... Qual o motivo?
Quando me tiraram da Gestão da Pe. Heriberto, eu entendi
perfeitamente, não era a minha bandeira... Lamento, pois a escola estava muito
bem, obrigada! Mas entendo que pelos mesmos critérios que entrei, outros
entram também.
Mas e agora? Mudaram as regras no meio do jogo? Por que
isso? Por que comigo? O que eu fiz de errado? Ah! Sim! Novamente a cor da
bandeira!
Lamento pela educação... Novamente na contramão, tirar quem
está dando certo, para substituir pela cor da bandeira...
E voltando a Oração pelas Vocações: “Jesus, Mestre
divino (...) continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias,
pelas nossas escolas (...) Dai coragem às pessoas convidadas (...)”
Muita coragem, porque as regras desse “jogo” mudam o
tempo todo!
Educação! Essa sim é a cor da minha bandeira!
Parabéns Professores!