sábado, 15 de outubro de 2016

"Homenagem" do Dia do Professor

Sobre a homenagem do Dia do Professor, Inicio com essa oração:

Jesus, Mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

Essa oração fez com que eu me dedicasse a escrever o meu desabafo...
Dia 15 de outubro de 2016 – Dia do Professor, recebi uma homenagem: Fui destituída da função que exercia há três anos (2013, 2014, 2015) com o compromisso de continuar em 2016, como professora orientadora do PNAIC. Fui tirada. Qual motivo? Não sei... (acredito que seja a cor da minha bandeira)
Há alguns anos sou professora da Rede Municipal de Ensino de Vidal Ramos, sem modéstia, sou uma professora dedicada, assídua, responsável, estudiosa, sabedora das minhas funções, conhecedora de mídias, leitora ferrenha de teorias relacionadas à pedagogia e amante das literaturas infantis e juvenis. Uma professora realizada e feliz! Meus familiares, pais de alunos, alunos e amigos (os poucos que me restam) sabem da minha dedicação. Pode parecer pouco, mas esse pouco é para que minha atuação enquanto professora se aproxime cada vez mais do cognitivo dos meus alunos, para que eles se sintam encantados pela educação e se apaixonem como eu, pela vida, pela natureza, pela bondade com que Deus nos abençoa todos os dias.
E quando me deparo com uma “homenagem” como esta, sendo tirada de uma função de professora, sem nenhum dos critérios abaixo:
Troca de Orientador(a) de Estudo:
O MEC só autoriza a substituição de Orientador de Estudo nas seguintes situações:
 a) Se o(a) Orientador(a) de Estudo selecionado não tem mais interesse em exercer esta função;
b) Se o(a) Orientador(a) de Estudo selecionado não atende a um ou mais requisitos para seleção constante no Artigo 10º da Portaria MEC 1.458/2012
Vamos aos requisitos então:
1. Requisitos para ser Orientador(a) de Estudo:
 I – ser professor efetivo da rede pública de ensino que promove a seleção;
 II – seja formado em Pedagogia ou ter licenciatura;
III – ser professor ou coordenador do ciclo de alfabetizador do ensino fundamental há, no mínimo, três anos ou ter experiência comprovada na formação de professores alfabetizadores;
IV – prioritariamente, ter sido tutor do Programa Pró-Letramento; (Fui aluna, Tutora se aposentou)

V – ter disponibilidade para dedicar-se ao curso de formação e à multiplicação junto aos professores alfabetizadores.

Fico a pensar, que incoerência?!!!... Qual o motivo?
Quando me tiraram da Gestão da Pe. Heriberto, eu entendi perfeitamente, não era a minha bandeira... Lamento, pois a escola estava muito bem, obrigada!  Mas entendo que pelos mesmos critérios que entrei, outros entram também.
Mas e agora? Mudaram as regras no meio do jogo? Por que isso? Por que comigo? O que eu fiz de errado? Ah! Sim! Novamente a cor da bandeira!
Lamento pela educação... Novamente na contramão, tirar quem está dando certo, para substituir pela cor da bandeira...
E voltando a Oração pelas Vocações: “Jesus, Mestre divino (...) continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas (...) Dai coragem às pessoas convidadas (...)”
Muita coragem, porque as regras desse “jogo”  mudam o tempo todo!


Educação!  Essa sim é a cor da minha bandeira!  Parabéns Professores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário