quinta-feira, 16 de março de 2017

Somos Autores da Nossa Própria História

                 Fazer história parece estar distante da nossa pretensão e realidade, mas independente de pensar em fazer história, já a estamos fazendo, somos carregados de histórias, dos nossos antepassados, na nossa caminhada de vida, nas nossas atitudes, a forma como nos vestimos, comemos, celebramos, nos relacionamos, tudo tem elementos que nos remetem à uma construção da história.
                 Nas aulas de Português, no Livro Didático Unidade 4 - Memórias e lembranças retirei um texto chamado: O Baobá e Eu que conta as memórias e de um rapaz de aldeia africana, rico em detalhes de como as pessoas se reuniam para contar seus momentos juntos.
                Na sequência assistimos o pequeno vídeo: “Dona Cristina perdeu a memória.” Não sei qual foi exatamente o motivo de terem feito este vídeo, acredito que seria mostrar carinhosamente que pessoas mais idosas esquecem as coisas, ou até mesmo um documentário sobre Alzheimer. Eu o utilizo pelo viés das relíquias que ela guardou ao longo da vida e que são carregadas de sentimentos, lembranças e importância.  
               Propus para meus alunos que eles trouxessem de casa relíquias, instrumentos, objetos que tem um certo valor afetivo, que foi ou é utilizado pela família. 

               Conforme foram trazendo houve muita exaltação, o que foi rico, pois teve significado. Compartilhamos o significado de cada objeto trazido, socializamos num círculo. 
              Escrevemos sobre, cada um escreveu sobre o que trouxe. Fomos no laboratório de informática e digitamos. 
              Eu formatei cada texto digitado e organizei um livro no final. Ou seja, nossas “histórias” foram colocadas num livro também, assim como os livros que lemos. 
             Somos autores da nossa própria história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário