
Tem dias na vida da gente que é puro aprendizado, puro prazer...
Tivemos uma reunião pedagógica muito interessante que rendeu boas discussões sobre o texto de uma entrevista com o economista Martin Carnoy, onde diz que "Professores brasileiros precisam aprender a ensinar", eu diria que temos que aprender muuuuiiiiito para ensinar, ser um eterno e impaciente pesquisador, necessitamos de muita leitura, as palavras, os vocábulos, deveriam sair involuntariamente da nossa boca quando nossos olhos perpassam as linhas escritas, de tanta leitura!!!
Nossa! Fizemos uma leitura compartilhada desse texto, onde tivemos que ler cada um, um parágrafo, foi uma agressão aos nossos ouvidos de tantas palavras lidas erradas, por desconhecimento. Começa por aí nossa falha, professor que não lê, não gosta de lê, não pode ser um professor pesquisador, um professor que ensina bem, vai haver falhas no processo com certeza.Mas o que mais valeu a pena, é que o nosso secretário estava atiçado, adoooro quando ele se comporta assim, quando nos aponta nossas falhas, cutuca nossos defeitos, dessa forma temos como nos avaliar, e não entender que tudo está bom. Odeio quando acham tudo belo e maravilhoso, desconfio...
Enfim a manhã passou rica de reflexões, uns mais na defensiva, outros críticos, outros arrogantes, outros humildes, outros sábios nas suas colocações...A tarde, instalação de 21 computadores, oh!! Riqueza!! delícia, extração de vírus, otimização daqueles que necessitavam, deixar tudo redondinho para ter o uso a que se destinam, e olha que irão ser usados, temos duas turmas de 4a série ansiosos para aprender essa maravilha!! Grupos de informática de adultos que iniciarão as aulas, e outras tantas turmas que serão encaminhadas pelas professoras para dar apoio nos trabalhos pedagógicos.
Saída da escola, aula de informática no particular das 18h às 19,30, corel e photoshop, outra maravilha!! Quantas possibilidades de agregar informática as práticas educativas, infinitas formas... Curso passou rápido, por várias vezes me via em estado de graça por estar ali aprendendo. Saí literalmente correndo dalí, e fui prestigiar uma palestra promovida pela Votorantin e Sebrae para empreendedores, num primeiro momento pensei o que me move a participar de algo assim, pois não tenho empresa, e por mais uma vez me vi agradecendo pela oportunidade e convite de estar neste lugar, várias foram as reflexões sobre nossa condutas, nossas posturas diante das pessoas que dependem do nosso trabalho, e nós dependemos da aprovação ou não dessas pessoas, pais precisam ser tratados como clientes, serem ouvidos, e nós devemos ser conhecedores dessa clientela para melhor servir, é nossa função.
Acabei listando as coisas que me chamaram a atenção e gostaria de compartilhar:
· Buscar oportunidades, ter iniciativas;
· correr riscos calculados, ousar;
· exigir de nós qualidade e eficiência;
· buscar informações;
· estabelecer metas;
· fazer planejamento e monitorar nossas ações;
· usar a persuasão e desenvolver redes de contatos;
· ser independentes e autoconfiantes;
Para obter sucesso:
· ter objetivos claros e específicos - ponha-os no papel;
· faça revisões constantes;
· sonhe com os pés no chão, mas sonhe;
· não desperdice recursos;
· priorize atividades urgentes e importantes;
· envolva as pessoas a sua volta no seu projeto, isso dá força para a conquista;
· resolva o problema já;
· tenha pensamentos positivo;
· respeite a intuição;
· retenha pessoas de talento, eles fazem diferença nos resultados;
· mantenha-se informado;
· procure saber que é o seu cliente (aluno);
· identifica problema para encontrar a solução;
· conheça as tendências;
· conheça fatores que influenciam na sua competitividade;
· faça hoje mais e melhor para melhorar os resultados;
· Seja firme nos propósitos, nas metas;
· seja comprometido com os resultados, mas ache espaço para ser FELIZ;
· seja comunicativo eficiente com as pessoas que se relaciona;
· "Não é o grande que engole o pequeno, mas sim o rápido que engole o lerdo", velocidade é tudo nos dias de hoje.
Sinceramente nós educadores não somos empreendedores?? Cada item desse foi discutido, e muitos outros assuntos. Agradeço muito por ter feito parte desse pequeno grupo que estava presente, apesar de o convite ter sido estendido a toda comunidade.
E pra fechar meu dia, ao chegar em casa encontrei uma caixa da Americanas com os jogos que havia encomendado para os alunos da escola, Perfil Jr.2, Imagem e Ação, Soletrando, Scrabble. Todos originais e altamente inteligentes, para desenvolver ainda mais nossas crianças. Isso significa que amanhã será um dia cheio de novidades, de novos conhecimentos, quando ao socializar as regras e iniciar a partida...
Beijinhos e boa noite!!!
Tivemos uma reunião pedagógica muito interessante que rendeu boas discussões sobre o texto de uma entrevista com o economista Martin Carnoy, onde diz que "Professores brasileiros precisam aprender a ensinar", eu diria que temos que aprender muuuuiiiiito para ensinar, ser um eterno e impaciente pesquisador, necessitamos de muita leitura, as palavras, os vocábulos, deveriam sair involuntariamente da nossa boca quando nossos olhos perpassam as linhas escritas, de tanta leitura!!!
Nossa! Fizemos uma leitura compartilhada desse texto, onde tivemos que ler cada um, um parágrafo, foi uma agressão aos nossos ouvidos de tantas palavras lidas erradas, por desconhecimento. Começa por aí nossa falha, professor que não lê, não gosta de lê, não pode ser um professor pesquisador, um professor que ensina bem, vai haver falhas no processo com certeza.Mas o que mais valeu a pena, é que o nosso secretário estava atiçado, adoooro quando ele se comporta assim, quando nos aponta nossas falhas, cutuca nossos defeitos, dessa forma temos como nos avaliar, e não entender que tudo está bom. Odeio quando acham tudo belo e maravilhoso, desconfio...
Enfim a manhã passou rica de reflexões, uns mais na defensiva, outros críticos, outros arrogantes, outros humildes, outros sábios nas suas colocações...A tarde, instalação de 21 computadores, oh!! Riqueza!! delícia, extração de vírus, otimização daqueles que necessitavam, deixar tudo redondinho para ter o uso a que se destinam, e olha que irão ser usados, temos duas turmas de 4a série ansiosos para aprender essa maravilha!! Grupos de informática de adultos que iniciarão as aulas, e outras tantas turmas que serão encaminhadas pelas professoras para dar apoio nos trabalhos pedagógicos.
Saída da escola, aula de informática no particular das 18h às 19,30, corel e photoshop, outra maravilha!! Quantas possibilidades de agregar informática as práticas educativas, infinitas formas... Curso passou rápido, por várias vezes me via em estado de graça por estar ali aprendendo. Saí literalmente correndo dalí, e fui prestigiar uma palestra promovida pela Votorantin e Sebrae para empreendedores, num primeiro momento pensei o que me move a participar de algo assim, pois não tenho empresa, e por mais uma vez me vi agradecendo pela oportunidade e convite de estar neste lugar, várias foram as reflexões sobre nossa condutas, nossas posturas diante das pessoas que dependem do nosso trabalho, e nós dependemos da aprovação ou não dessas pessoas, pais precisam ser tratados como clientes, serem ouvidos, e nós devemos ser conhecedores dessa clientela para melhor servir, é nossa função.
Acabei listando as coisas que me chamaram a atenção e gostaria de compartilhar:
· Buscar oportunidades, ter iniciativas;
· correr riscos calculados, ousar;
· exigir de nós qualidade e eficiência;
· buscar informações;
· estabelecer metas;
· fazer planejamento e monitorar nossas ações;
· usar a persuasão e desenvolver redes de contatos;
· ser independentes e autoconfiantes;
Para obter sucesso:
· ter objetivos claros e específicos - ponha-os no papel;
· faça revisões constantes;
· sonhe com os pés no chão, mas sonhe;
· não desperdice recursos;
· priorize atividades urgentes e importantes;
· envolva as pessoas a sua volta no seu projeto, isso dá força para a conquista;
· resolva o problema já;
· tenha pensamentos positivo;
· respeite a intuição;
· retenha pessoas de talento, eles fazem diferença nos resultados;
· mantenha-se informado;
· procure saber que é o seu cliente (aluno);
· identifica problema para encontrar a solução;
· conheça as tendências;
· conheça fatores que influenciam na sua competitividade;
· faça hoje mais e melhor para melhorar os resultados;
· Seja firme nos propósitos, nas metas;
· seja comprometido com os resultados, mas ache espaço para ser FELIZ;
· seja comunicativo eficiente com as pessoas que se relaciona;
· "Não é o grande que engole o pequeno, mas sim o rápido que engole o lerdo", velocidade é tudo nos dias de hoje.
Sinceramente nós educadores não somos empreendedores?? Cada item desse foi discutido, e muitos outros assuntos. Agradeço muito por ter feito parte desse pequeno grupo que estava presente, apesar de o convite ter sido estendido a toda comunidade.
E pra fechar meu dia, ao chegar em casa encontrei uma caixa da Americanas com os jogos que havia encomendado para os alunos da escola, Perfil Jr.2, Imagem e Ação, Soletrando, Scrabble. Todos originais e altamente inteligentes, para desenvolver ainda mais nossas crianças. Isso significa que amanhã será um dia cheio de novidades, de novos conhecimentos, quando ao socializar as regras e iniciar a partida...
Beijinhos e boa noite!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário